terça-feira, 30 de março de 2010

Como pedir desculpas


Um mestre chassídico certa vez perguntou a seus discípulos: "Se vocês se perderem numa floresta, é melhor que seja a pé ou a cavalo?"
"É claro que o melhor é se perder andando a pé" – respondeu um dos discípulos.
"Você não estaria perdido tão longe como se estivesse a cavalo."
A isso o outro replicou: "É melhor se perder estando montado a cavalo. Porque no minuto em que você notar que está perdido, pode sair da floresta muito mais depressa."
Durante nossa jornada pela vida com freqüência nos perdemos. Cometemos erros. Isso é inevitável. Quanto tempo demoramos para reparar nossos erros quando os descobrimos – isso é que faz a verdadeira diferença na qualidade de nossa vida.
Algumas pessoas consideram muito difícil abordar alguém a quem magoaram, e desculpar-se pelo sofrimento que talvez tenham causado. Quantos relacionamentos pessoais e profissionais poderiam ter sido salvos, quantos lares desfeitos teriam sido evitados, quantos afastamentos entre pais e filhos teriam sido resolvidos – se uma das partes envolvidas tivesse tido a coragem de encarar a outra pessoa e dizer: "Sinto muito!" Ainda que acreditemos não tê-lo feito com más intenções ou que não erramos, mesmo assim podemos nos desculpar pela dor que a outra pessoa sofreu.
Admiro a enfermeira que, antes de dar uma injeção, diz ao paciente: "Desculpe, mas isso vai doer." Embora suas ações sejam em benefício do paciente, ela ainda se desculpa pela dor que vai causar a ele."
Algumas pessoas ficam preocupadas ao dizer "Sinto muito". Talvez pensem que ao fazê-lo estarão admitindo que erraram. Talvez temam o que pode acontecer se sua desculpa for rejeitada. No entanto, receberíamos mais respeito do próximo se tivéssemos a coragem de nos desculpar. Tudo que diríamos seria: Sou mais inteligente hoje do que fui ontem, e aprendi alguma coisa nova. 

"É nossa ira que nos faz entrar numa briga..." – disse certa vez um sábio – 
"...E nosso ego que nos faz continuar nela."

Certa vez, quando eu estava me desculpando com um velho amigo, ele sorriu e disse-me: "Eu gostaria de ter sido tão corajoso quanto você, e pedido desculpas." Nossa antiga amizade foi restaurada e hoje está muito mais forte do que jamais este antes.

Como se desculpar? Apenas faça isso. Com freqüência, é preciso apenas dar uma volta com o cavalo e sair da floresta.

Por Yaakov Lieder

___________________________________________ 
Alguns textos simplesmente dizem tudo, né?
Espero que gostem, assim como eu.

4 comentários:

  1. Realmente, nós exitamos muito pra pedir desculpas e acabamos perdendo bons amigos, causando mais problemas...
    O simples fato de desculpar-se, não torna ninguém menos homem, ou menos mulher, pelo contrário, ENGRANDECE.

    Adorei o post Elaine!
    Beeeeijo ;*

    ResponderExcluir
  2. muito bom seu texto..pedir desculpas é dificil. estamos reconhecendo perante ao outro que erramos.. mas é uma sensação boa.. porque a alma fica leve. tira-nos um peso. uma ótima reflexão.. beijão

    ResponderExcluir
  3. Bom texto...
    Bom post...

    ResponderExcluir
  4. Confesso que o meu orgulho falou mais alto em diversas situações....mas já pedi desculpas também, e não dói tanto assim...o grande problema foi o que disse, é que as pessoas, por muitas vezes, não acham que erraram, não conseguem enxergar seus erros...o primeiro passo é reconhecer o erro, depoois o pedido de desculpas...É triste mesmo ver relações se deteriorando pela falta desse simples gesto.
    Belo texto Elaine! E mto obrigada pela visita especial de sempre!

    Bjo, Fê.

    ResponderExcluir

Contador visita