quinta-feira, 18 de março de 2010

Mulheres se sentem culpadas por se sentirem culpadas

De acordo com um estudo, a mulher têm uma tendência de sentir culpa enquanto homens se mantém afastados emocionalmente. Elas podem se sentir culpadas por praticamente tudo, desde situações com seus filhos, com seu casamento ou no trabalho.

Mas homens, por sua vez, conseguem se manter calmos e pensar mais friamente na situação, apesar de se importarem com o que está acontecendo a sua volta.

 A mulher moderna: mais trabalho, mais culpa

Segundo psicólogos espanhóis, homens têm uma deficiência de culpa enquanto mulheres sofrem mais com as coisas ao seu redor, porque isso seria um “esquema” imposto pela sociedade.
O estudo mostra que a educação social precisa ser modificada. Enquanto mulheres precisam de mais apoio, homens precisam de mais broncas, para que cada um assuma seu próprio papel na sociedade e no próprio casamento.
Alguns psicólogos, no entanto, acreditam que há razões fisiológicas, e não apenas sociais, para que os homens se importem menos com o que está ao seu redor. Homens possuem emoções menos variadas do que as mulheres e as sentem em menor intensidade.
A pesquisa mostra que a diferença comportamental pode ser vista até mesmo nos primeiros dias de um bebê. Meninas são contagiadas pelo choro de outros bebês – ou seja, elas têm mais facilidade em começar a chorar porque outro bebê está chorando.
Apesar de muito do nosso comportamento ser determinado pela genética, a sociedade pode sim ter seu papel e fazer com que as mulheres se sintam mais a vontade enquanto os homens podem ser mais cuidadosos.

 Homens se sentem menos culpados

Um exemplo disso é quando o homem inicia uma família. Os níveis de testosterona, que o tornam mais agressivo e menos preocupado caem um pouco, enquanto a oxitocina – um hormônio que nos torna mais favoráveis às causas alheias – fica em um nível maior. Isso não faz com que o homem passe a se comportar como uma mulher, mas o deixa mais preocupado com os demais.
Os psicólogos também dão uma dica para que a oxitocina seja liberada: orgasmos liberam grandes quantidades do hormônio.

Retirado do site MSNBC


Ps: É agora me sinto muito confortada em saber que todos os problemas das mulheres são de origem genetica e hormonal , e que não há muito oque fazer... 
Mas tudo bem, nem tudo está tudo perdido:
"Os psicólogos também dão uma dica para que a oxitocina seja liberada: orgasmos liberam grandes quantidades do hormônio."    Ou seja,  Vai transar! ...rs


;P

6 comentários:

  1. "É agora me sinto muito confortada em saber que todos os problemas das mulheres são de origem genetica e hormonal , e que não há muito oque fazer... "

    HAHAHA ri muito. AGora, eu também me sinto mais aliviada! Reduzi minhas culpas a 0! Rs

    Gosto muito do teu blog, copiei seu link e coloquei no meu. Vamos fazer uma parceria?
    O meu link tbm está disponível no sidebar do blog!

    Beijão ;*

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkk vai transar é ótimo.

    Eu já aprendi a não me sentir muito culpada, justamente por saber q a maioria dos nossos sentimentos estão relacionados com coisas fora do nosso controle. A mulher se sente mais culpada e ponto. Agora eu não sinto mais culpa de ter culpa.

    Muito interessante trazer estudos científicos para seu blog, torna a discussão mais abrangente.

    Parabéns mesmo Eliane! Seguindo tbmmm!
    Obrigada pelo comentário no meu.

    Bjo, Fê.

    ResponderExcluir
  3. kkkk
    Adorei !!!

    Eu me sinto culpada por tudo, não tem jeito. Mas e bom saber que tem explicação para isso.

    Amei seu Blog.Vou te seguir...

    bjos

    ResponderExcluir
  4. retribuindo a visita
    obrigada por seguir amor *-*

    ResponderExcluir
  5. Sou mulher, e nunca senti muita culpa...

    ResponderExcluir
  6. Oii Elaine
    retribuindo a visita floor XD

    "Os psicólogos também dão uma dica para que a oxitocina seja liberada: orgasmos liberam grandes quantidades do hormônio." Ou seja, Vai transar! ...rs

    KKKK dica da boa
    bjo ^^

    ResponderExcluir